ForPDI

Plataforma Aberta para Gestao e Acompanhamento do PDI

Projeto de informatização do PDI da UNIFAL-MG é destaque em eventos nacionais

A 44ª edição do Fórum de Capacitação da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC (FONAITec), realizada na cidade de Foz Iguaçu-PR, entre os dias 06 e 08/06, contou com palestra ministrada pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana e pelo Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo, docente da Universidade de Brasília.

Na oportunidade, Prof. Tomás apresentou o projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)”, que ganhou forças nas discussões do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), do qual, o pró-reitor é coordenador, e que ilustrou a temática do evento: “Auditoria Interna: Disseminando a cultura da gestão de riscos nas Instituições Federais de Ensino”.

A proposta inicial do projeto, idealizado pela UFLA, na pessoa do professor Paulo Bermejo, prevê o desenvolvimento e a implantação de um software na UNIFAL-MG de informatização do PDI, que posteriormente, poderá ser disponibilizado para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro, visando à economicidade na administração pública.

Conforme Prof. Tomás, a informatização permitirá também a integração do planejamento com a execução orçamentária. Atuam no projeto: 10 bolsistas da sede e do campus Varginha da Universidade, além de representantes da UFLA e colaboradores externos.

Além do professor Tomás, também participaram do 44º FONAITec, o auditor chefe da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos, que atualmente ocupa o cargo de diretor administrativo na Associação Nacional dos Integrantes das Auditorias Internas; e o assistente administrativo da Auditoria Interna, Rodolfo Marques Grechi.

Vale destacar que o projeto de informatização do PDI também foi apresentado pelo pró-reitor durante o 10º Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior realizado no mês de maio, em Gramado-RS, sob o tema “A Universidade em tempos de crise: o papel estratégico da TI e da gestão por processos”. Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes: o diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação, Marcelo Penha Fernandes, e o gerente de Desenvolvimento e Gestão da Informação, Cléber Moterani Tavares; que apresentaram trabalhos da Instituição durante o evento, conforme divulgado pela Assessoria de Comunicação em NTI participa de Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES.…

Projeto de pesquisa “ForPDI” ganha destaque em reunião do Forplad em Macapá-AP

Durante a 3ª reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) de 2016, realizada em Macapá-AP, na semana passada, o painel “Modelo de referência para elaboração do PDI – Proposta Forplad (ForPDI)”, o qual apresentou o andamento do projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)”, recebeu elogios e sugestões da plenária.

A apresentação foi realizada pelos professores Paulo Henrique de Souza Bermejo (UnB) e Caetano Carlos Bonchristiani (UNILA), com a participação de Guilherme Henrique Alves Borges, arquiteto de software e bolsista do ForPDI.

Este projeto foi originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), na pessoa do Prof. Paulo Bermejo, e em parceria com a UNIFAL-MG, sob a coordenação do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’ Ana, e ganhou força nas discussões do Forplad, herdando, inclusive o nome “ForPDI”, em referência ao Fórum.

A proposta prevê o desenvolvimento e a implantação de um software na UNIFAL-MG de informatização do PDI, que posteriormente, poderá ser disponibilizado para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro, visando à economicidade na administração pública.…

Equipe da UFAM recebe capacitação sobre o ForPDI

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro foram ministrados na Universidade Federal de Lavras (UFLA) treinamentos da ferramenta ForPDI para representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os treinamentos foram ministrados por Guilherme Borges, Everton Almeida e André Zambalde, para Juliana Verçosa, Herbett Rodrigues e Márcio Augusto, representantes da UFAM.

O objetivo dos treinamentos foi  apresentar aos servidores da UFAM a ferramenta ForPDI, que é utilizada para a criação, acompanhamento e gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O ForPDI ofere suporte para acompanhamento e gestão de planos de indicadores e metas das instituições e também atende à metodologia de elaboração e acompanhamento do PDI presente no livro Planos de Desenvolvimento Institucional – PDI: Um Guia de Conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino.

Os representantes tiveram conhecimento do ForPDI em uma reunião do ForPLAD. Com a conclusão dos treinamentos, os representantes retornaram à UFAM para começarem a aplicar o ForPDI no desenvolvimento do próximo PDI da universidade.

O software ForPDI e o livro citado anteriormente estão disponíveis gratuitamente para universidades federais e instituições públicas no site forpdi.org juntamente com o manual do usuário e seu código fonte.…

Projeto de informatização do PDI integrará planejamento e execução orçamentária

A equipe envolvida no projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)” participou de uma reunião na UNIFAL-MG, no dia 02/06, que buscou pontuar os trabalhos e integrar os bolsistas e colaboradores que participam da iniciativa.
O encontro foi conduzido pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, professor Tomás Dias Sant’Ana, que como também coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), explicou aos participantes que a proposta inicial do projeto é implantar um software na UNIFAL-MG de informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Sendo originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), o projeto, denominado “ForPDI”, ganhou força nas discussões do Forplad. “O projeto tem essa nomenclatura porque seu desenvolvimento principal partiu do Forplad e grande parte da idealização dele vem da UFLA. A base do projeto saiu de lá, não só por já existir o software naquela instituição, mas também pelo fato de um dos grandes idealizadores do projeto ser o professor Paulo Bermejo, que hoje está na Universidade de Brasília”, contou o pró-reitor.

O trabalho, gerenciado pela FACEPE, recebeu do Ministério da Educação – MEC, o orçamento de R$ 1 milhão no ano de 2015, e está em plena execução, tendo como objetivo informatizar o PDI, permitindo ainda a integração do planejamento com a execução orçamentária.

Conforme Prof. Tomás, pautado pelo interesse e pela economicidade na administração pública, também já está sendo estudada a possibilidade de disponibilização do programa para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro.

Participam do projeto, 10 bolsistas da sede e do campus Varginha da Universidade, além de representantes da UFLA e colaboradores externos.…

Plataforma de Gestão do PDI é apresentada em reunião do Forplad em Pernambuco

Entre os dias 15 e 17/03, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sediou a 1ª reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), que contou, mais uma vez, com a apresentação e divulgação da Plataforma Aberta para Gestão e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional – ForPDI. Este é um projeto originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), na pessoa do Prof. Paulo Bermejo, em parceria com a UNIFAL-MG, sob a coordenação do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’ Ana, que é coordenador nacional do Forplad.

Para a apresentação da plataforma do ForPDI, estiveram presentes os integrantes do projeto: Caetano Carlos Bonchristiani (UNILA), Guilherme Henrique Alves Borges (UFLA), Lucas Cezar Mendonça (UNIFAL) e Paulo Henrique de Sousa Bermejo (UnB). Vale lembrar que a proposta é implantar um software de informatização do PDI na UNIFAL-MG, que posteriormente, poderá ser disponibilizado para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro, visando à economicidade na administração pública.

Na pauta da primeira reunião do Forplad de 2017 também foi destaque o impacto de cortes orçamentários, tema explanado pelo coordenador-geral de Finanças do Ministério da Educação, Waslei José da Silva e pelo coordenador-geral de Orçamento do MEC, Adauto de Matos. Na oportunidade, ambos apresentaram um cenário com perspectivas de contingenciamento do repasse dos recursos para as universidades e se dispuseram a buscar, junto aos gestores, soluções para enfrentar a situação. O limite desses repasses foi subtraído 20% em relação aos empenhos realizados em 2016. E ainda será abatido do valor que cabe a cada instituição federal de ensino o montante que ela conseguir mediante convênios e contratos, as suas fontes próprias.

“Nesse momento de aperto, precisamos reforçar nossas parcerias com o MEC que, para se sair bem, precisa viabilizar para que as universidades também estejam bem”, declarou, ao encerrar o evento, o coordenador nacional do Forplad, Tomás Dias Sant’Ana.…

Projeto FORPDI é apresentado em Harvard

Durante o período de 04 a 08 de dezembro, o projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)”, teve destaque internacional com sua apresentação na Universidade de Harvard em Cambride, MA – EUA.

A apresentação contou com a participação do Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo (da Universidade de Brasília – UNB e coordenador adjunto do projeto), Prof. Tomás Dias Sant´Ana (coordenador do Projeto) e do discente Wagner Vilas Boas de Souza (discente de doutorado em Administração da UNB e membro do Projeto de pesquisa). Além da apresentação, ocorreram visitas técnicas a três centros da Universidade de Harvard: ASH Center for Democratic Governance and Innovation; Littauer Center of Public Administration; e David Rockefeller Center for Latin American Studies at Harvard. Tais visitas oportunizaram estabelecer contatos para trocas de experiências sobre ferramentas e metodologias utilizadas para o Planejamento Estratégico nas Universidades.

20162312111854O projeto foi originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), na pessoa do Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo, e em parceria com a UNIFAL-MG, sob a coordenação do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, ganhou força nas discussões do Forplad, herdando, inclusive o nome “ForPDI”, em referência ao Fórum.

A proposta prevê o desenvolvimento e a implantação de um software na UNIFAL-MG de informatização do PDI, que posteriormente, será disponibilizado para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro, visando à economicidade na administração pública.

Para o Prof. Paulo Henrique, que também é coordenador do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público – NEXT/UnB, a viagem teve um objetivo adicional que foi a prospecção de parcerias com professores de Harvard para inovações na educação profissional e tecnológica.…

Instituições federais de ensino recebem instrumentos para fortalecer sua gestão estratégica

Foram lançados oficialmente os produtos do Projeto ForPDI, desenvolvido pelo Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público da Universidade de Brasília – NEXT/UnB juntamente com a Universidade Federal de Alfenas, a Universidade Federal de Lavras e a startup Progolden – incubada na Universidade Federal de Lavras.

O Projeto foi desenvolvido para o Fórum dos Pró-reitores de Planejamento e Orçamento das Universidades Federais, conhecido como Forplad, no período de fevereiro de 2016 a novembro de 2017. O lançamento dos produtos, apresentados a seguir, foi feito no IV Encontro do Fórum do ano de 2017, realizado na cidade de Poços de Caldas – MG.

1) Livro e-book contendo metodologia exclusiva para planejamento estratégico, também denominado como planejamento para desenvolvimento institucional (PDI), nas Instituições Federais de Ensino (IFEs).

A partir de uma pesquisa extensa sobre a prática de planejamento nas IFEs combinada com desenvolvimento teórico do tema de estratégia no setor público, foi construída uma metodologia específica para essas instituições. Essa metodologia apresenta um passo a passo para viabilizar o planejamento e a gestão do plano estratégico nas IFEs.

O livro publicado sob o título “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino” está disponível gratuitamente no sítio www.forpdi.org e também pode ser adquirido na livraria Amazon. Os seguintes pesquisadores participaram de autoria desse livro: Tomás Dias Sant’ Ana, Paulo Henrique de Souza Bermejo, Lucas Cezar Mendonça, Nathália de Melo Santos, Guilherme Henrique Alves Borges, Wagner Vilas Boas de Souza, Iara Ferreira Pinheiro, Alda Maria Napolitano Sanchez, Luciana Pereira de Souza Bermejo, Marcelo Paiva de Sousa, Everton Leonardo de Almeida e Gustavo Soares Melo.

2) Curso on-line para planejamento e gestão estratégica de instituições públicas.

Objetivando fornecer oportunidade de capacitação para técnicos e gestores públicos, bem como estudantes e interessados nessa temática, o Projeto ForPDI disponibilizou para essa comunidade um conjunto de treinamentos on-line gravados em estúdio para fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre como elaborar o gerenciar o plano estratégico organizacional, além de controlar e monitorar o alcance de metas e objetivos estratégicos por meio do software desenvolvido pelo Projeto. Os treinamentos são oferecidos gratuitamente pelo Youtube no canal do Projeto ForPDI e também no site www.forpdi.org.

Ferramenta de software open-source para planejamento e gestão estratégica.

A partir de um estudo envolvendo mais de 30 ferramentas específicas para planejamento e gestão estratégica, o Projeto ForPDI identificou a necessidade de construir uma ferramenta com estrutura flexível a ponto de suportar diferentes tipos de planos estratégicos, e que fosse disponibilizada gratuitamente com código aberto (open-source). Com base nisso, a equipe desenvolveu uma nova ferramenta com essas características, seguindo padrões modernos de acessibilidade e utilizando tecnologias consolidadas no mercado. Até o momento de publicação desta matéria, 50 universidades federais, 14 institutos federais e 1 fundação de apoio já utilizavam a ferramenta. As instituições públicas interessadas nessa ferramenta podem baixar o código fonte no repositório Github ou então solicitar acesso no endereço www.forpdi.org.

ForPDI

Além desses produtos, o Projeto também permitiu a publicação de artigos e capítulos de livros internacionais, além de orientação para produção de dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

Para o coordenador do Projeto, Prof. Paulo Henrique Bermejo, do Next/UnB, o sucesso do ForPDI está na possibilidade de associar a pesquisa e a prática …

Back to top